Arqueólogos tchecos descobriram um esquelo identificado como de um homem que viveu entre 4.500 e 5.000 anos atrás. O inusitado é eles acharem que se trata de um gay ou uma trans mais antiga já conhecida.
Os restos foram achados num sítio arqueológico neolítico em Praga. Segundo Katerina Semradova, da Sociedade Arqueológica Tcheca, o corpo foi enterrado segundo ritos normalmente destinados às mulheres.
Para a BBC Brasil, a arqueóloga declarou que “trabalhamos com duas hipóteses. A que o indivíduo poderia ter sido um xamã ou alguém do ‘terceiro sexo’ [sic]“. Como o conjunto de objetos encontrados enterrados ao redor do esqueleto não corroboram a hipótese de que fosse um xamã, é mais provável que a segunda explicação seja a correta”.
Na cultura da sociedade chamada da cerâmica cordada do norte da Europa na idade da Pedra, entre 2.500 a.C. e 2.900 a.C., os homens são normalmente enterrados sobre o seu lado direito, com a cabeça virada para o oeste, juntamente com ferramentas, armas, comida e bebidas.
Já as mulheres, normalmente são enterradas sobre o seu lado esquerdo, com a cabeça apontado para o oeste e cercado de objetos de uso doméstico, como vasos e utensílios.
“A partir de conhecimentos históricos e etnológicos, sabemos que os povos neste período levavam muito a sério os rituais funerários, portanto é improvável que esta posição fosse um erro”, comentou a arqueóloga. “É mais provável que ele tenha tido uma orientação sexual diferente”.
Então tá, uma mona neolítica sugere que uma sociedade da idade da pedra ‘poderia’ respeitar muito mais um indivíduo homossexual do que a os fundamentalistas religioso da nossa sociedade moderna e hipócrita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Regras para Comentar:
- Comentários ofensivos serão automaticamente removidos.
- Uso de spam também será removido.
- Não nos responsabilizamos pelos comentários, apenas iremos removê-los, claro, se estiverem fora das regras.
Enfim, peço que comentem a vontade, mantendo educação e bom humor.
Poderá gostar também de:
- Assinar nosso Feed e receber atualizações via email.
- Enviar um video ou album para publicarmos.
- Nos seguir no Twitter e ficar atualizado sobre sobre o blog.
- Participar da nossa comunidade no Orkut e enviar
seus links.